EU co-financed Projects

Designação do Projecto | Projecto GW Energy Internacionalização

Código do Projecto | ALT20-01-0752-FEDER-043341

Objectivo Principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de Intervenção | Alentejo

Entidade Beneficiária | GW ENERGY, LDA

Data de Aprovação | 09/06/2019

Data de Inicio | 09/06/2019

Data de conclusão | 08/06/2021

Investimento elegível | 381 352.50€

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER : 171 608.63€

Apoio financeiros público nacional/regional – N/A

 

Objectivos, actividades e resultados esperados

A GW Energy é uma pequena empresa sediada no concelho de Santarém que foi constituída em 2014 e que atua na área da engenharia e das técnicas energéticas e ambientais. Detida em 50% pela VIVA EDGE POWER, LDA, após várias alterações de capital, fornece serviços de eficiência energética, combinados com a capacidade de produzir localmente energia renovável. Os serviços que presta estão orientados para grandes edifícios de serviços, indústria ou comércio; iluminação pública de vilas, cidades e estradas; locais remotos sem acesso a energia elétrica de rede pública; residências em condomínios ou 2ª habitação; produtores de energia renovável e compradores de ações de planeamento de energia para novos edifícios ou cidades.

Em 2017 faturou 586 mil euros apenas no mercado doméstico. No entanto, entre 2015-2017 implementou um projeto de internacionalização que visava iniciar a sua prestação de serviços, a partir de 2018, em três mercados (Moçambique, Angola e Polónia). Com a atual candidatura a empresa pretende aumentar a sua carteira de clientes e prestar serviços de consultoria que visem a sustentabilidade das empresas, com base no desenvolvimento e fornecimento de soluções tecnológicas que incluam energias renováveis e autossustentáveis. O plano de investimento que ascende a 381 mil euros está focado em 4 mercados (Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Angola) e inclui um plano de comunicação para definição das abordagens a cada mercado (5% do investimento total); a aquisição de estudos de mercado para adequação dos serviços prestados às especificidades dos mercados cabo-verdiano e brasileiro (5%); a elaboração de materiais promocionais e de exposição para apoio e distribuição nas ações de promoção (15%); a organização de 12 seminários internacionais para apresentação dos produtos aos principais players e ‘opinion makers’ de cada mercado (41%); a realização de 16 visitas de prospeção (13%); o desenvolvimento e implementação de campanhas de marketing digital, em portais internacionais e redes sociais, para captação de novos clientes e estabelecimento de parcerias públicas e/ou privadas que privilegiem o desenvolvimento do negócio (3%); a contratação de um técnico para melhor abordagem aos mercados externos e com know-how do mundo digital para divulgação da empresa nas redes sociais (17%). Após a implementação deste projeto a GW Energy estima faturar 1,5 milhões de euros em 2022 e conseguir um crescimento significativo das vendas internacionais, para que representem cerca de 37% da sua faturação.

 


 

Designação do projeto | Enerbridge – Internacionalização

Código do projeto | ALT20-01-0752-FEDER-002060

Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de intervenção | Alentejo

Entidade beneficiária | Grow With Energy, S.A.

Data da aprovação | 31-08-2015

Data de início | 01-10-2015

Data de conclusão | 30-09-2017

Custo total elegível | 330.605,00 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 148.772,25 EUR

Apoio financeiro público nacional/regional – N/A

 

Objetivos, atividades e resultados esperados

Projeto apoiado e financiado pelos Fundos da União Europeia no âmbito do Sistema de Incentivos SI Qualificação e Internacionalização.

A GROW WITH ENERGY, S.A, tem como objeto social a consultoria e prestação de serviços de auditoria na área da engenharia ambiental e energética, o desenvolvimento de projetos de engenharia e de eficiência energética; a comercialização e distribuição de equipamentos, soluções e produtos de produção de energia essencialmente baseados em energias renováveis, bem como a instalação e a manutenção desses equipamentos; a instalação e

exploração de centrais de produção de energia de fontes renováveis, nomeadamente fotovoltaica, eólica e mini-hídrica; a distribuição de energia; a venda de equipamentos de energias renováveis, comercialização de gás natural.

A empresa, com o objetivo apostar na internacionalização dos seus serviços, apresentou uma candidatura ao sistema de incentivos do programa Portugal 2020 e pretende, nos próximos dois anos, desenvolver ações nos mercados-alvo internacionais de forma a aumentar a sua visibilidade nesses mercados, tendo em conta a sua estratégia de médio e longo prazo.

A GROW WITH ENERGY, S.A, pretende posicionar-se como prestador de serviços de excelência na área das energias alternativas nos mercados alvo, apostando em ações que contribuam para ganhar credibilidade e visibilidade através da aposta em ações ligadas ao marketing internacional, apostando nos mercados de Angola, Moçambique e Polónia através da realização de ações de prospeção, participação em feiras internacionais. Associados a essas principais ações consideram-se ainda essenciais a realização de estudos e diagnósticos relativos aos mercados e a contratação de um técnico, fundamental à boa execução do projeto.

Este projeto contribuirá para o incremento de num fator dinâmico de competitividade, a internacionalização.